Avaliação de Marcas

A mensuração do valor de Marcas e Patentes é um serviço complexo e deve ser feito de forma correta e segura. A partir da avaliação, estes ativos podem ser vendidos ou comprados.

A Marca pode representar, em muitos casos, um valor superior à soma de todos os bens tangíveis de uma instituição, dadas as suas características de representação no mercado. Essa necessidade de avaliação tornou-se mais evidente após a globalização, tendo em vista inúmeros desafios, riscos e oportunidades que um mercado sem fronteiras oferece.

A Segurança Marcas e Patentes possui profissionais especializados e trabalha com métodos e critérios específicos e reconhecidos para a avaliação de marcas e patentes.

Aspectos Jurí­dicos Tributários

Ativo imobilizado em base legal (lei 6404/76 das S/A) para lastro de garantia real de operações de crédito, refinanciamento, parcelamento, debêntures, etc. (institutos públicos e privados);

– Apresentação da relação de capital de terceiros/próprios (grau de endividamento) mais favorável;

– Apuração de acervo lí­quido (patrimônio social efetivo) nos processos de cisão, fusão ou incorporação (leis 6404/76, 1598/77, 8981/95 e 9065/95)

Aspectos Comerciais

  • – Determinar valores econômicos de franquias (ativos e passivos);
  • – Adequação patrimonial para futura abertura de capital (Bolsa de Valores);
  • – Suporte econômico para negociação de aquisição: cessões de tecnologia, processos industriais, concessões públicas e privadas, linhas de produtos e outros ativos;
  • – Suporte econômico para acordos comerciais e parcerias;
  • – Avaliação econômica de direito marcário;
  • – Correto dimensionado do ativo permanente;
  • – Expressão mais acurada do patrimônio lí­quido;
  • – O valor da marca do imobilizado técnico, deve ser igual ao valor da marca no patrimônio líquido;
  • – O valor de marca não incide em aumento no imposto de renda, desde que conste como reserva de reavaliação durante cinco anos, a partir da data do lançamento ou balancete;
  • – No Brasil já existem instituições financeiras aceitando o valor de marca como garantia de financiamento;
  • – É realizada uma pesquisa qualitativa com clientes e fornecedores para avaliação da imagem da marca, isto é, como ela está sendo percebida no mercado.

Documentos Necessários

  • – Três Últimos balanços;
  • – Último balancete;
  • – Contratos comerciais (quando for o caso de franquias, concessões);
  • – Breve histórico da empresa;
  • – Perfil dos clientes;
  • – Amostra da carteira de clientes (no mí­nimo 5%);
  • – Dados da amostra: nome, endereço, cep, fax, fone, e-mail, pessoa de contato;
  • – Segmentação de mercado nacional e internacional (se for o caso);
  • – Principais concorrentes;
  • – Lista de preços (quando for o caso);
  • – Perfil de faturamento por produto;
  • – Investimento em pesquisa e desenvolvimento;
  • – Investimento em propaganda e publicidade;
  • – Contratos de locação, pontos comerciais, quando for o caso;
  • – Benfeitorias em bens de terceiros;
  • – Classificação dos registros ou encaminhamentos junto ao INPI;
  • – Outras informações relevantes;
  • – Procuração e Contrato de Autorização fornecida pela Segurança Marcas e Patentes.